Explore o PETAR – Parque das Cavernas
Venha descobrir esta maravilha natural conosco! Localizado no sul do Estado de São Paulo, entre as cidades de Apiaí e Iporanga, o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) é um verdadeiro paraíso escondido, com mais de 350 cavernas, cachoeiras deslumbrantes, trilhas encantadoras e uma rica biodiversidade em uma das maiores áreas de Mata Atlântica preservadas do Brasil.
Criado em 1958 pelo governo do Estado de São Paulo, o PETAR abrange cerca de 35 mil hectares de floresta tropical preservada. Ao longo dos anos, tornou-se um destino popular para os amantes de esportes de aventura, oferecendo atividades como espeleoleoturismo, rapel dentro e fora de cavernas, boia cross, cascading, caminhadas e, além de oportunidades para educação ambiental, fotografia e observação da natureza.
No PETAR, você terá a chance de avistar diversas espécies de aves, mamíferos como pacas, antas e muriquis, além de uma rica variedade de plantas, incluindo bromélias, orquídeas e o importante palmito juçara. Ah, na região do PETAR é onde ser encontram o maior número de espécies de cogumelos bioluminescentes. Os rios e córregos cristalinos completam a paisagem deslumbrante.
Mas, sem dúvida, o grande destaque do PETAR são suas cavernas. Com diferentes níveis de dificuldade, desde cavernas com enormes rios, para quem procura mais aventura, até cavernas com estruturas turísticas como escadas e passarelas, o parque oferece experiências para todos os tipos de visitantes.
O parque possui quatro núcleos de visitação estrategicamente localizados, como o Núcleo do Ouro Grosso, que serve como base para cursos de monitoria ambiental, seminários e alojamento para escolas públicas.
A maioria dos passeios no parque é conduzida por monitores locais credenciados, garantindo uma experiência segura e informativa.
Atualmente, 12 cavernas do PETAR estão abertas para visitação, com ingressos a um custo de R$ 19,00 por pessoa (com isenção para maiores de 60 anos e menores de 12 anos, e desconto de 50% para estudantes). Certifique-se de seguir as regras e normas do parque, incluindo o acompanhamento de um monitor ambiental local, uso de vestuário adequado (calça e camisa com manga comum) e equipamentos de segurança (Tênis, capacete e lanterna)
Venha explorar o PETAR e fazer parte dessa história de preservação que já dura 66 anos, sob a gestão da Fundação Florestal e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de SP.