Conexão PETAR > Bonito: Uma experiência que uniu regiões e trouxe novos aprendizados
Entre os dias 15 e 20 de dezembro de 2025, um grupo de monitores do PETAR, Caverna do Diabo e região participou de uma experiência única em Bonito e Bodoquena, no Mato Grosso do Sul. A iniciativa, chamada Conexão PETAR > Bonito, foi organizada por Junior e Vanessa PETAR, do Glamping Mangarito, com o apoio de profissionais e entidades locais da região de Bonito.
Foram cinco dias repletos de aventuras, aprendizado e momentos inesquecíveis. O grupo começou a visita pelo Cânion do Salobra, com um acqua trekking pelas águas cristalinas do rio, acompanhados pelos guias Ed Dinelli, Eduardo e Ricardo. A experiência foi finalizada com um almoço delicioso no restaurante da Eco Serrana Park.
No dia seguinte, exploramos o impressionante Abismo Anhumas, com mais de 70 metros de profundidade. A equipe local nos mostrou os bastidores e processos operacionais do atrativo. Além disso, fizemos o rapel com um sistema de içamento moderno e flutuamos no lago subterrâneo do abismo – tudo isso oferecido com muita generosidade pela Almira Soares.
Outras atividades incluíram a visita à icônica Gruta do Lago Azul, a flutuação no Rio Sucuri e a descida de bote no Rio Formoso, onde avistamos duas sucuris! Encerramos a viagem no Eco Parque Porto da Ilha, com mais um delicioso almoço.
As noites foram marcadas por momentos de integração, como o churrasco oferecido pela equipe do Abismo Anhumas. Foi uma oportunidade incrível de troca de conhecimentos com guias e operadores locais, que resultou em muito aprendizado para nossa equipe.
A Conexão PETAR > Bonito reforça a importância da união entre regiões turísticas e a troca de boas práticas para fortalecer o ecoturismo. Voltamos cheios de ideias para compartilhar com nossa comunidade no Vale do Ribeira e continuar promovendo o desenvolvimento sustentável do nosso turismo.