Parque Estadual da Caverna do Diabo
O Parque Estadual da Caverna do Diabo (PECD) é uma das joias naturais mais importantes do Estado de São Paulo. Integrante da Região Turística Cavernas da Mata Atlântica e parte do Mosaico de Jacupiranga, um conjunto de Unidades de Conservação, o parque está estrategicamente localizado entre os municípios de Iporanga, Eldorado e Barra do Turvo.
O principal atrativo do PECD é a Caverna do Diabo, também conhecida como Gruta da Tapagem, situada no Núcleo Caverna do Diabo, na porção de Eldorado, na altura do Km 111 da Rodovia SP 165 – Rota das Cavernas.
Aberto à visitação das 8h às 17h, de terça a domingo (abre as segundas-feiras, nos feriados prolongados e férias escolares), o parque oferece uma experiência única em contato direto com a natureza. Não é necessário agendamento prévio para visitar a Caverna do Diabo, mas está sujeito a disponibilidade de vagas. Se estiver indo apenas para visitar a Caverna, tente chegar antes das 15hs. Se estiver indo com um grupo grande (van, ônibus…) sugiro que entre em contato previamente com a Amamel e com o restaurante da caverna (para agendar almoço),
A Caverna do Diabo possui cerca de 8.780 metros de galerias, sendo 600 metros abertos à visitação (Roteiro Diurno Tradicional) ou 2.400 metros abertos à visitação pela galeria do rio (Roteiro do Rio), com enormes salões ornamentados, imensas colunas calcíticas e uma infinidade de espeleotemas (as conhecidas estalactites, estalagmites e colunas).
O Roteiro Tradicional Diurno possui escadas, corrimãos, passarelas e um sistema de iluminação único no Estado de São Paulo, que permite ao visitante ver a amplitude e a beleza da caverna de forma segura, sendo um roteiro indicado para toda a toda a família, inclusive crianças e idosos. Os demais roteiros são feitos com o uso de lanternas e capacetes ou até mesmo com equipamentos especiais (no Rapel)
No Núcleo Caverna do Diabo você vai encontrar:
· Centro de Visitantes;
· Restaurante;
· Estacionamento;
· Banheiros;
· Lojinha;
· Monitores e Guias locais,
Para entrar no Núcleo tem que pagar uma taxa de R$ 19,00 (fevereiro de 2024).
Para visitar os roteiros, paga-se um valor específico para cada.
Considere os valores, por pessoa.
Importante: Para explorar a Caverna do Diabo, é obrigatória a presença de um Monitor Ambiental Local, contratado diretamente junto à associação local de monitores que fica no interior do parque (Amamel – Associação de Monitores Ambientais de Eldorado) ou a Caverna do Diabo Aventura, empresa de receptivo local.
PetarOnline – Simplesmente tudo sobre o PETAR e Região das Cavernas